Translate

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

S/360 - A Aposta de 5 Bilhões de Dólares da IBM

O projeto do S/360 foi inicialmente estimado para custar US$675.000 durante a fase de desenvolvimento,  mas atingiu a cifra de 5 Bilhões de dólares, contando com a admissão de milhares de funcionários e a construção de novas fábricas.

Artigo publicado pela Fortune Magazine, em Setembro de 1966, chamou o projeto de
'A Grande Aposta da IBM ',  devido ao montante investido e ao risco do projeto.


O montante de 5 Bilhões de dólares , parece 'Orçamento Federal', dizia T. A. Wise, autor do artigo.
Na época, o faturamento anual da IBM girava em torno de 3.2 Bilhões de dólares, o que equivale dizer que foi investido no projeto mais de um ano e meio de faturamento.  Hoje em dia essa cifra seria de, aproximadamente, 160 Bilhões de dólares.

"Esse projeto é maior do que o projeto Manhattan (que desenvolveu a bomba atômica na II guerra) e sem dúvida, é o maior projeto da iniciativa privada da história " .  

O objetivo do projeto era tornar obsoleto todos os computadores existentes na época, da concôrrencia e da própria IBM, que já tinha outras linhas de computadores no mercado.

O anúncio oficial do S/360 se deu em 7 de Abril de 1964, feito pelo próprio Thomas Watson Jr, na cidade de Poughkeepsie, até hoje local da fábrica de Mainframes, em grande evento, que simultaneamente ocorreu em outras 165 cidades dos Estados Unidos e outros 14 países , num público total estimado em mais de 100.000 participantes entre clientes, imprensa e outros.   A IBM chegou a alugar um trem para levar os clientes de Manhattan para Poughkeepsie, uma viagem de cerca de duas horas ao longo do rio Hudson.

As primeiras máquinas S/360 começaram a ser entregues em Maio/1965, American Airlines, Bank of America e a Nasa estiveram entre os primeiros clientes.    

No Brasil, o primeira empresa a receber o S/360 foi a Bayer,  em 1966.