Translate

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A Revolução do S/360

Por ocasião do aniversário dos 40 anos do Mainframe, Chuck Boyer , que durante 16 anos foi editor da IBM Think Magazine, produziu um texto intitulado The S/360 Revolution.  

Esse texto descreve de uma forma muito agradável de se ler, o início da história da computação ate' o 40' aniversário do Mainframe,  passando pelas questões internas da IBM até a decisão de se levar adiante o projeto S/360, o impacto desse projeto na sociedade, como a missão Apolo por exemplo, o legado criado por esse projeto, a transformação que causou na IBM e demais contribuições a indústria da computação.

"By end of the 1960, more than 3000 different types of businesses and scientific research - from rockets to railroads to Wall Street - were using one of System/360's 19 models. And it was just the begining.  Think Magazine, 1983 " 

Nesse texto, Chuck menciona o primeiro computador comercial , o lendário UNIVAC I, lançado pela Remington Rand's em 4 de Novembro de 1952 , data esta considerada como o início da Era da Computação, na qual vivemos até hoje.

Esse texto de Chuck Boyer usa como bibliografia de apoio os livros :
. Father, Son & Co de Tom Watson Jr e Peter Petre
. Who Says Elephants Can't Dance ?  de Louis V. Gestner
. Textos de Bob O. Evans
. IBM's 360 & Early 370 Systems, de Emerson H. Palmer
. Decision Leading to IBM System/360 , de Emerson H. Palmer

Esses mesmos livros e documentos, entre outros, também foram usadas em minhas pesquisas para esse blog, o que enriqueceu em muito o conteúdo aqui publicado.

Esses livros foram adquiridos no site da Amazon,  alguns deles ainda tem o carimbo das bibliotecas de IBM que foram desativadas.  Não me perguntem como eles foram parar no site.

Para ler esse texto  na íntegra, acesse o documento em ftp://ftp.software.ibm.com/eserver/zseries/misc/bookoffer/download/360revolution_040704.pdf 
e divirta-se.